quinta-feira, 25 de julho de 2013
A voz do UNIFLU ecoa na Planície
Professora Regina Coeli Sardinha Silva
Pedagoga/Assistente Social
Mestre em Comunicação e Cultura
Reitora do UNIFLU
Diretora do Instituto Contemporâneo de Campos (ICC)
O Centro Universitário Fluminense, integrado pelos seus três campi:Direito, Filosofia e Odontologia, vive um clima de democracia através da escolha dos coordenadores de cada Curso. Alunos e professores foram às urnas dia 26 de julho de 2013 para alterar ou referendar os 26 professores responsáveis pelo destino acadêmico de seu Curso.
A antiga Faculdade de Filosofia de Campos sempre deu exemplo e testemunho da livre opção através da escolha de seus Dirigentes. Grandes embates, discussões de idéias e posicionamentos diferenciados pautaram os debates dos candidatos prestigiados pela Maciça Comunidade interna e externa.
Grandes nomes e valores sobressaíam nessa hora de opção e responsabilidade. Grandes lições foram escritas. Um fator determinante em todas as vitorias: a apelação forçada nunca teve vez.
Hoje, através do novo Estatuto e Regimento do Centro Universitário Fluminense, aprovados em 2012 e 2013, reeditamos a liberdade representativa, a eleição direta para UEM vai administrar e coordenar a instituição que não tem dono, mas é de todos os campistas. Lutamos sempre por esta conquista e chegou a hora de exercitá-la.
Depois de 16 anos à frente da FAFIC e 02 anos como Reitora do UNIFLU, abriremos em agosto/2013 o processo eleitoral para escolha de Reitor, Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão e Pró Reitor de Administração. A transformação pelo Decreto 3.433/2004 do MEC das antigas Faculdade de Direito de Campos, Faculdade de Filosofia de Campos e Faculdade de Odontologia de Campos em Centro Universitário Fluminense por vontade das três Unidades veio reforçar a Fundação Cultural de Campos como Mantedora e Responsável pelo Ensino Superior ministrado em princípio com independência e autonomia de cada uma das unidades, mas unida e integrada em processo de transformação desde 2004.
A luta não tem sido fácil, mudar mentalidades, pensar no todo e à volta quando o olhar sempre foi único, responder em nome dos três ao MEC, ao Ministério Público e à sociedade, integrar setores, reger o coral e carregar o piano, tem sido a nossa rotina diária em busca desta consolidação para realmente sermos o Centro de fato e não só de Direito.
Atualmente o Centro Universitário Fluminense oferece os Cursos Superiores de: Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Comunicação Social/ Jornalismo, Letras, Pedagogia, Odontologia, Turismo, Tecnólogo em Logística, Tecnólogo em Recursos Humanos.
Através do recém criado Instituto Contemporâneo de Campos temos três cursos Técnicos Nivel Médio em Andamento: Design de Interiores, Podologia e Secretaria Escolar. Também temos a “melhor rádio da cidade”: 107.5- Educativa e uma UNITV, dirigida por nós, mas pertencente às Instituições de Ensino Superior de Campos.
Mas o que mais nos enche de orgulho são nossos professores, alunos, funcionários de agora e sempre, porque para nós da terra, não existe ex-existe sempre é. Quem foi sempre será. É isso que move nosso existir.
O grito das ruas é o grito da família UNIFLU: democracia e transparência.
Merecemos e exigimos do Poder Público Municipal que institui a Fundação Cultural de Campos nos idos dos anos 60 – respeito e compromisso.
Assinar:
Postagens (Atom)