terça-feira, 5 de abril de 2011

Sexo e agressividade ativam mesma área do cérebro


Comportamentos de acasalamento e de agressividade podem estar interligados através de uma mesma região do cérebro, sugere um novo estudo publicado pelo periódico Nature. A pesquisa, liderada pelo doutor Dayu Lin, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, identificou uma variação de atividade em uma mesma região do cérebro de ratos durante dois momentos distintos: sexo e briga.
Segundo a equipe de cientistas responsável pelo estudo, células localizadas em uma região profunda do hipotálamo, a sede cerebral das emoções, determinam se um camundongo entra em conflito com outra cobaia ou se tenta se reproduzir com ela.
A pesquisa mostra ainda que os mesmos neurônios em atividade durante momentos de agressão se “acalmam” durante o acasalamento. Quando ocorre o contrário – as células ficam agitadas -, os camundongos atacam até mesmo as cobaias fêmeas.
A experiência envolveu encontros consecutivos entre ratos dos dois gêneros. Para avaliar o comportamento dos camundongos, os médicos marcaram através de uma espécie de etiqueta fluorescente as células ativas do animal. Através desse processo de “tagueamento”, os neurocientistas perceberam que os mesmos neurônios de uma região chamada hipotálamo ventromedial (VMH) que entravam em ação durante as brigas eram “desligados” na hora do sexo.

Confira aqui a matéria completa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário